UNHAS DE GEL SÃO SEGURAS?

LUZ UV NA SECAGEM DE UNHAS DE GEL

As unhas de gel que se têm usado muito atualmente, são consideradas até mais resistentes do que as naturais.

Muitas mulheres têm preferido investir nelas porque suas unhas permanecem bonitas e brilhantes por mais tempo.

Inclusive, os esmaltes podem durar por até 15 dias em unhas de gel.

No processo de aplicação deste tipo de unhas, existem muitos produtos químicos num salão de beleza aos quais você pode ser exposta durante o serviço de manicure, mas você também deve prestar atenção especial à exposição aos raios UV.

Neste post vamos falar um pouco sobre isso.

LUZ UV NA SECAGEM DE UNHAS DE GEL

Quando você faz manicure em gel, durante o processo de secagem utiliza-se luz ultravioleta.

Essas lâmpadas emitem raios UVA (os mesmos raios emitidos pelas câmaras de bronzeamento e pelo sol), que danificam a pele e podem causar câncer.

A quantidade de radiação UV produzida por uma lâmpada de secagem de unhas em uma única visita a um salão de beleza não é uma grande preocupação. Mesmo assim, é importante reconhecer que você está se expondo.

QUALQUER EXPOSIÇÃO AO UVA É UM RISCO

A exposição aos raios UVA é prejudicial e pode levar ao envelhecimento prematuro da pele (como o aparecimento de rugas) e, eventualmente, ao câncer de pele.

Como a potência dessas lâmpadas varia e produz diferentes níveis de radiação, o uso em excesso de uma lâmpada de alta potência pode produzir exposição suficiente para danificar a pele.

Não há evidências para apoiar que o câncer seja um efeito direto do uso dessas lâmpadas de secador de unhas, entretanto, podem contribuir para a sua ocorrência.

OS RAIOS UV SÃO CUMULATIVOS

A exposição aos raios UV se acumula ao longo da vida.

Médicos e The Skin Cancer Foundation recomendam não correr riscos e aplicar um protetor solar de amplo espectro (UVA/UVB) com FPS 15 ou superior em suas mãos antes de expô-las à luz UV emitida por lâmpadas de secagem de unhas.

Alguns clientes podem até usar luvas escuras e opacas com as pontas dos dedos cortadas para proteger a pele.

Como os fabricantes estão constantemente desenvolvendo novas tecnologias, existe uma alternativa que apresenta menos riscos à saúde.

AS OPÇÕES ÀS LÂMPADAS UV

Muitos salões agora usam luzes LED em vez de lâmpadas UV.

Essas luzes emitem uma dose significativamente menor de radiação UV e não há estudo mostrando que as luzes LED causam câncer.

De fato, as luzes LED são frequentemente usadas em serviços de embelezamento, como para tratar sinais de danos causados pelo sol.

Além disso, as luzes LED curam o polimento de gel muito mais rápido e as lâmpadas não precisam ser substituídas.

CONCLUSÃO

Independentemente de você ou seu salão optarem por usar lâmpadas UV ou luzes LED, certifique-se de estar ciente dos riscos à saúde.

Informe-se e analise ambos os tipos de aparelhos e lâmpadas e tome a melhor decisão para você e suas clientes.